20.7 C
Dourados
sábado, fevereiro 14, 2026

Seminário Pré-COP 30 em Dourados debate Direitos da Natureza

Por proposição do vereador Franklin Schmalz (PT), Dourados sediará nos dias 6 e 7 de novembro de 2025 o Seminário Pré-COP 30: de Dourados a Belém, que promoverá debates sobre políticas públicas ambientais, com foco nos direitos da natureza, abordagem inovadora que reconhece ecossistemas e seres vivos como sujeitos de direitos. O evento é uma preparação para a COP 30, que acontecerá em Belém do Pará, na próxima semana.
 
Idealizado pelo mandato do vereador Franklin, o seminário conta com o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio dos cursos de Direito e Relações Internacionais, do Observatório de Protocolos Comunitários de Consulta Prévia e da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Dourados.
 
“Este seminário representa um importante espaço de diálogo entre universidade, poder público e sociedade civil para construirmos políticas ambientais inovadoras que coloquem Dourados na vanguarda das discussões sobre justiça climática. Como propositor do evento, entendo que é fundamental prepararmos nossa cidade para os debates globais que ocorrerão na COP 30”, afirma o vereador Franklin.
 
Programação do evento:
No dia 6 de novembro (quinta-feira), às 19h, no CEUD/UFGD, será realizado um seminário aberto ao público com debate entre professores da UFGD e representantes do poder público sobre projetos de lei ambientais.
 
No dia 7 de novembro (sexta-feira), às 8h, na Câmara Municipal de Dourados, ocorrerá uma oficina prática de elaboração legislativa ambiental, incluindo visita guiada ao legislativo municipal. A atividade tem como objetivo vivenciar o processo de formulação de políticas públicas ambientais.
 
Certificação e inscrições:
Os participantes que comparecerem ao evento receberão certificado de participação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do link: sympla.com.br/evento/seminario-pre-cop-30-de-dourados-a-belem-agenda-climatica-e-legislacao-municipal
 
O evento busca aproximar o contexto regional de Dourados das discussões nacionais e internacionais sobre sustentabilidade e governança ambiental, fortalecendo o papel da UFGD como centro de produção de conhecimento e proposição de políticas ambientais.

OUTRAS NOTÍCIAS

Número de ambulantes formalizados como MEI cresce 45% em dois anos

O número de ambulantes formalizados como Microempreendedores Individuais (MEI) cresceu 45% em 2025 na comparação com 2023, segundo dados do DataSebrae. Foram registrados...

Pelourinho terá 150 atrações no Carnaval de Salvador

Longe dos grandes trios elétricos, o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, concentra uma programação gratuita que valoriza manifestações da cultura baiana e...

REDES SOCIAIS

6,783FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS