No início da manhã desta quinta-feira (13), equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar deflagraram a Operação Sentinela para cumprir 14 mandados de busca e apreensão em diligências simultâneas nas cidades de Três Lagoas (MS) e Araçatuba (SP).
A ação decorreu de investigações realizadas por unidades da Polícia Civil de Três Lagoas, com apoio de informações da Polícia Militar. O foco das apurações inclui repressão ao tráfico de drogas, comércio e porte irregular de armas de fogo, violência doméstica e fatos relacionados a três tentativas de homicídio ocorridas em agosto, na mesma noite, em bairros distintos da cidade.
Durante as investigações, a SIG e o NRI identificaram integrantes de uma associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas e pessoas vinculadas às tentativas de homicídio. A DAM investigava a prática de estupro, enquanto a 2ª Delegacia apurava uma tentativa de homicídio no bairro Jupiá. Outros procedimentos tramitaram nas 1ª e 3ª Delegacias de Polícia Civil.
Após a coleta de material probatório, foram representados 14 mandados de busca e apreensão. Com manifestação favorável do Ministério Público, as ordens judiciais foram deferidas pela Vara do Juiz das Garantias, pelo Tribunal do Júri e da Execução Penal e pela Vara da Infância, da Juventude e da Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Três Lagoas.
Nas diligências foram apreendidas armas de fogo, munições, substâncias semelhantes à maconha, à cocaína e ao crack, além de grande quantia em dinheiro.
Também foram recolhidos dezenas de aparelhos celulares, que serão analisados pelo NRI com objetivo de comprovar vínculos entre investigados e identificar outros integrantes da associação criminosa.
Cinco pessoas foram autuadas em flagrante, suspeitas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de arma de fogo e munições, e contrabando.
A operação contou com mais de 70 policiais e cerca de 20 viaturas, envolvendo todas as unidades da Delegacia Regional de Polícia Civil, o CPA II, o Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas. Participaram também equipes do GARRAS, da DISE da Polícia Civil de Araçatuba (SP) e a aeronave do CGPA de Campo Grande.




