26.3 C
Dourados
quarta-feira, novembro 19, 2025

Câmara de Dourados aprova datas comemorativas e nova honraria para fortalecer Cultura

A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (22), a 41ª Sessão Ordinária do ano legislativo. Na pauta, dois Projetos de Lei em segunda votação e outros 16 Projetos de Decreto Legislativo em discussão única, com destaque para textos relacionados à Cultura.

Propostos pelo vereador Laudir Munaretto (MDB), seus pares aprovaram PL que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Dourados o Dia Municipal do Flashback no dia 28 de setembro e outro que inclui a Paquera Gold Times, celebrado anualmente no último domingo do mês de setembro.

Segundo a justificativa das propostas, que seguem agora para serem sancionados pelo prefeito Marçal Filho, essas datas têm como objetivo “celebrar a importância da música retrô e do resgate de memórias afetivas, por meio de canções que marcaram gerações, promovendo eventos culturais educativos e de entretenimento que valorizem o patrimônio musical do passado”. 

Além disso, o Poder Executivo poderá firmar parcerias com entidades públicas e privadas para a realização de atividades relacionadas ao tema. “É uma maneira de incentivar produtores culturais que promovem eventos que reúnem tantos douradenses aos finais de semana com famílias inteiras se divertindo”, afirma o vereador.

Medalha

Outro texto aprovado foi a proposta de Projeto de Decreto Legislativo do vereador Marcelo Mourão (PL) que institui a Medalha Força Literária, destinada a reconhecer e homenagear escritores, jornalistas e personalidades que tenham contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento literário, jornalístico, acadêmico ou cultural de Dourados. A honraria será concedida uma vez a cada legislatura em sessão solene realizada no mês de novembro. 

A cada edição, a Medalha Força Literária poderá receber denominação específica homenageando personalidades já falecidas que tenham deixado contribuição relevante à literatura de Dourados. As duas primeiras edições levam o nome dos jornalistas e escritores Luciano Serafim e Nicanor Coelho. Depois da escritora e contadora de histórias Ruth Helmann, do educador e intelectual José Pereira Lins e do jornalista e radialista Cláudio Xavier

OUTRAS NOTÍCIAS

Com apoio da Agraer, MS alcança marca histórica de 28 mil CAFs emitidos

Agência de extensão do Estado registra participação majoritária na emissão de cadastros da agricultura familiarA Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)...

REDES SOCIAIS

6,832FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS