18.8 C
Dourados
terça-feira, novembro 18, 2025

Ceasa/MS completa 46 anos conectando produtores e comerciantes e impulsionando a economia de Mato Grosso do Sul

Ceasa/MS completa 46 anos e amplia papel no abastecimento de Mato Grosso do Sul

A Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) celebra 46 anos nesta 18 de novembro, consolidada como ponto central na cadeia de abastecimento do estado. O entreposto articula produtores, comerciantes e consumidores e tem papel relevante na economia regional.

Crescimento nas vendas — Entre janeiro e setembro de 2025, a Ceasa/MS comercializou 176,5 mil toneladas de produtos, alta de 8,93% em relação ao mesmo período de 2024. A participação de itens originários de Mato Grosso do Sul aumentou de forma expressiva: o estado forneceu 25 mil toneladas de hortifrutigranjeiros no período, avanço de 19,29% ante 2024, ficando atrás apenas de São Paulo, que enviou 44,4 mil toneladas.

Municípios sul-mato-grossenses como Terenos (6,8 mil toneladas), Sidrolândia (5,8 mil toneladas) e Campo Grande (2,5 mil toneladas) estiveram entre os maiores fornecedores com produção 100% local. Entre os produtos regionais mais comercializados destacam-se a mandioca (4,3 mil toneladas), a laranja (4,2 mil toneladas) e o ovo (3,6 mil toneladas).

Aumento de importações — A Ceasa/MS também registrou crescimento nas entradas de produtos importados. De janeiro a setembro de 2025 foram recebidas 1,2 mil toneladas de hortifrutigranjeiros vindos do exterior, alta de 92,83% sobre o ano anterior. A Argentina foi a principal origem, com 624,4 toneladas de alho, cebola, maçã e pera. Chile e Uruguai aparecem em seguida, com 240,6 toneladas (cereja, kiwi e maçã) e 93,8 toneladas (pera e tangerina), respectivamente.

Investimentos e projetos — A instituição planeja modernizações para os próximos meses com foco em sustentabilidade e eficiência. Entre as ações previstas estão a substituição da energia elétrica por energia solar nos pavilhões da sede administrativa, na Central de Gestão de Resíduos (CGR) e no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf).

Está em fase de licitação a contratação de empresa para reestruturação funcional de 5.020,26 m² de pavimento e de drenagem superficial na pista de rolamento. Também há tratativas com a concessionária de saneamento para modernizar o sistema de abastecimento de água das Centrais.

Combate ao desperdício — O projeto MS Nutri, voltado ao enfrentamento do desperdício de alimentos, avança com apoio de parceiros estratégicos. A iniciativa tem potencial para beneficiar centenas de famílias em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso do Sul.

A trajetória de quase cinco décadas da Ceasa/MS é marcada pelo aumento de volume comercializado e por iniciativas que buscam aliar desenvolvimento econômico e ações sociais no estado.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,831FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS