Flamengo venceu o Ceará por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (3), no Maracanã, e garantiu o título do Campeonato Brasileiro de 2025. O gol foi marcado por Samuel Lino. A conquista completa uma temporada com quatro taças para o clube: Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca, Copa Libertadores e o Nacional.
Com a vitória, o Flamengo chegou a 78 pontos na tabela, total inalcançável após o Palmeiras também ter vencido o Atlético-MG por 3 a 0 em Belo Horizonte e atingido 73 pontos. É o nono título brasileiro do clube, que já havia sido campeão em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020.
O jogo no Maracanã teve mais de 73 mil torcedores. O time de Filipe Luís encontrou dificuldades para furar a marcação do Ceará, que atuou com linhas baixas e buscou as jogadas por lançamentos ao centroavante Pedro Raul. A maior parte das finalizações do Flamengo veio de fora da área.
Em Belo Horizonte, o Palmeiras abriu o placar logo no início, aproveitando erro na saída de bola do Atlético-MG. O Verdão ainda ampliou antes do intervalo, em sequência construída a partir de um lançamento longo de Gustavo Gómez. Naquela fase, a combinação desses resultados fazia com que o título ainda não estivesse definido.
No Maracanã, o Flamengo passou a atacar mais pelas pontas e conseguiu o gol aos 36 minutos do primeiro tempo. Carrascal lançou na profundidade e Samuel Lino finalizou por baixo do goleiro Bruno Ferreira.
Na etapa final, com o desgaste acumulado nas últimas semanas — incluindo a conquista da Libertadores no sábado anterior — o Flamengo reduziu o ritmo, mas manteve a organização e administrou a vantagem. O Ceará melhorou após mudanças promovidas pelo técnico Léo Condé, mas não conseguiu igualar o placar.
Em Belo Horizonte, o Palmeiras disputou o segundo tempo com um jogador a menos devido à expulsão de Piquerez no fim da primeira etapa. Mesmo assim, marcou o terceiro com o atacante Luighi, resultado que, porém, não alterou a decisão do título: o Flamengo segurou a vitória no Maracanã até o apito final e foi campeão brasileiro.
Outros resultados da rodada:
– Fortaleza 2 x 1 Corinthians
– Juventude 0 x 3 Santos
– São Paulo 3 x 0 Internacional
– Bahia 2 x 0 Sport




