O Governo do Estado entregou viaturas e formalizou a formatura de novos militares do Corpo de Bombeiros em cerimônia realizada na terça-feira (2) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Ao todo, o investimento em equipamentos para atuação em combate a incêndio urbano e florestal foi de R$ 5,2 milhões.
Entre os veículos entregues estão unidades destinadas ao combate a incêndios florestais. Além da entrega, o Estado mantém atuação permanente em segurança ambiental, com implantação de Bases Avançadas dos Bombeiros em pontos estratégicos do Pantanal para reforçar o combate às chamas no bioma.
Em 2025, Mato Grosso do Sul registrou mais de 1.600 focos de calor. A redução no número de ocorrências foi atribuída a fatores como maior conscientização da população, atuação integrada das instituições estaduais, aumento das chuvas — mesmo com o Estado ainda em déficit hídrico — resposta rápida aos focos e o preparo técnico das equipes. Os Bombeiros formaram quase 1.000 brigadistas ao longo de 2025.
Na solenidade foi destacada a entrega de 10 unidades de resgate — uma por cada 100 mil habitantes — além de seis caminhonetes. Também foram diplomados 10 novos oficiais da turma Caiman e 250 soldados temporários. O evento incluiu uma homenagem alusiva ao Dia do Patrono do Corpo de Bombeiros Militar, Imperador Dom Pedro II.
A formação dos dez oficiais teve início em janeiro de 2024 e contemplou preparação para atividades operacionais, combate a incêndios, salvamentos e segurança contra incêndio e pânico. Os oficiais agora passam a exercer funções nas unidades da corporação.
O curso básico para praças e oficiais temporários começou em novembro. Ao todo, 250 militares foram capacitados para serviços auxiliares e de apoio; entre eles, dez receberam especialização em tecnologia da informação para atuar junto à Diretoria Telemática e Estatística. O treinamento abordou atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e salvamentos.
A medalha Imperador Dom Pedro II, maior honraria do Corpo de Bombeiros, foi concedida a 30 pessoas, entre civis e militares, em reconhecimento aos serviços prestados. Entre os agraciados estavam a primeira-dama Mônica Riedel, o secretário Rodrigo Perez (Segov), o secretário-adjunto Artur Falcette (Semadesc) e o superintendente de Jornalismo da Secom, Ludyney Moura.




