O Museu das Amazônias, legado da COP30 em Belém (PA), oferece programação cultural e educativa durante dezembro que integra história, natureza e cultura regional.
As atividades ocorrem entre 6 e 21 de dezembro, sempre às sextas, sábados e domingos. Ao todo são oito ações que abordam temas como patrimônio histórico e urbano, astronomia indígena, literatura amazônica e preservação ambiental.
A agenda inclui ateliê de pintura em peças de miriti inspiradas em aves amazônicas; oficina de dobraduras com foco na fauna regional; contação de histórias sobre a figura ancestral Cobra Canoa; introdução às constelações tupi-guarani; e visitas educativas para crianças sobre o ciclo da água e os chamados “rios voadores”.
Inaugurado em outubro como parte das obras da COP30, o Museu das Amazônias foi pensado para valorizar a cultura e a história do norte do Brasil e dos oito países vizinhos que compartilham a floresta amazônica.
O equipamento fica ao lado da Estação das Docas, no Porto Futuro II, em Belém. A entrada é gratuita. A programação completa está disponível nas redes sociais do museu.




