Um ataque dos Estados Unidos na madrugada de sábado (3) resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e da primeira-dama, Cilia Flores. Ambos foram levados aos Estados Unidos para responder a acusações de envolvimento com o tráfico internacional de drogas.
O governo americano anunciou a intenção de administrar a Venezuela “até que se possa realizar uma transição segura, adequada e criteriosa” e informou que empresas dos EUA passarão a controlar o setor petrolífero do país, que possui as maiores reservas comprovadas de petróleo e gás do mundo.
A ação provocou manifestações em várias capitais e cidades ao redor do mundo. Segundo a agência Reuters, foram registrados atos em Bogotá, Lima, Quito e Madrid, além de protestos em nações da América Latina e na Europa.
Na Cidade do México, grupos favoráveis e contrários à intervenção se reuniram em frente às embaixadas da Venezuela e dos Estados Unidos, e a polícia precisou intervir para conter a tensão entre as partes. Em Buenos Aires, movimentos sociais e venezuelanos contrários à operação protestaram em frente à embaixada americana, enquanto outro grupo se concentrou no Obelisco para celebrar a captura.
Nos Estados Unidos, houve manifestações contrárias ao ataque em cidades como São Francisco e Nova York, assim como registros de celebrações por parte de venezuelanos expatriados.
A diáspora venezuelana ampliou-se desde 2014: cerca de 20% da população deixou o país, segundo a plataforma R4V — iniciativa de organizações não governamentais criada pela agência de migração da ONU. Entre os principais destinos estão a Colômbia, com 2,8 milhões de venezuelanos, o Peru, com 1,7 milhão, e a Espanha, que recebeu cerca de 400 mil pessoas.
No plano institucional interno, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela determinou que a vice‑presidente executiva, Delcy Rodríguez, assumirá a presidência interina do país.
Em Caracas, houve manifestações contrárias à intervenção estrangeira, com cidadãos saindo às ruas para repudiar a ação internacional.
Informações: Reuters.




