O Governo de Mato Grosso do Sul iniciou a implantação de um novo modelo de gestão administrativa na Superintendência de Administração (SUAD) da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), baseado na norma internacional ISO 9001:2015.
A adequação dos processos da SUAD/Segov foi solicitada pelo titular da secretaria, Rodrigo Perez, como parte de uma diretriz estratégica voltada ao fortalecimento da governança e ao aumento da eficiência administrativa.
A iniciativa faz parte de um movimento mais amplo da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS), que trabalha na certificação ISO 9001 dos processos finalísticos. Na Segov, a SUAD funciona como projeto-piloto, com todos os fluxos e rotinas sendo revistos e ajustados aos requisitos da norma sob gestão técnica da Controladoria.
A adoção da ISO 9001, prevista como atribuição institucional pela Lei Complementar nº 230/2016, envolve mudanças além da padronização documental. O novo modelo organiza a gestão por processos, identifica produtos e serviços entregues a órgãos, entidades e unidades administrativas, e estabelece esses destinatários como clientes institucionais cujas necessidades devem ser mapeadas e acompanhadas.
O mapeamento dos processos permitirá identificar riscos, antecipar falhas, reduzir erros e retrabalhos, além de aumentar a previsibilidade de prazos e entregas. A metodologia prevê tratamento preventivo e corretivo de não conformidades, como atrasos e inconsistências, visando maior eficiência e confiabilidade na gestão pública.
Há também previsão para padronizar os procedimentos das Superintendências de Administração (SUADs) de todas as secretarias. A experiência desenvolvida na SUAD/Segov e na SUAD/CGE servirá de referência para a expansão do modelo, respeitando particularidades e adotando fluxos comuns.
Como parte dessa estratégia, será criado um Escritório Central de Processos, inicialmente vinculado à Secretaria de Estado de Administração (SAD), responsável por analisar, validar e gerenciar alterações nos processos administrativos.
Com a elaboração de um manual de processos em curso e a consolidação de uma governança centralizada, a Segov avança na modernização administrativa do Estado, com o objetivo de tornar a máquina pública mais integrada, eficiente e orientada por resultados em benefício da sociedade sul-mato-grossense.
Comunicação Segov




