24.8 C
Dourados
segunda-feira, janeiro 19, 2026

Consciência e política: ainda podemos reverter a crise climática

O podcast S.O.S! Terra Chamando! apresentou, no episódio 11 da primeira temporada, a ideia de “consciência” como elemento central para a recuperação do planeta, usando metáforas médicas para discutir a crise ambiental.

A narrativa coloca a humanidade como agente causador do desequilíbrio climático, citando a presença de mais de 8 bilhões de pessoas como fator de pressão sobre o sistema terrestre. A proposta discutida no programa associa maior conscientização ambiental a ações coletivas capazes de reduzir danos ao planeta.

Pesquisadores, ambientalistas e lideranças indígenas que participaram da produção apontam a necessidade de transformar sensibilização em políticas públicas e em medidas concretas. Entre as recomendações destacadas estão a redução rápida das emissões de gases de efeito estufa, a transição de combustíveis fósseis para fontes renováveis, o combate a queimadas, a diminuição da poluição e práticas de manejo florestal mais sustentáveis, incluindo agroflorestas.

O programa também tratou do componente emocional ligado à crise climática. Profissionais ouvidos na produção relataram casos de tristeza, desânimo e mobilização, e ressaltaram a importância de estratégias que acolham o público e convertam o luto climático em engajamento e ação social.

No plano político e econômico, o episódio abordou a necessidade de vontade política e financiamento para viabilizar a mitigação das mudanças climáticas. Foi mencionada a expectativa de liderança do Brasil na agenda climática, com o país sediando a COP30 em 2025. Representantes do governo informaram que os recursos vinculados a questões climáticas passaram de menos de 1 bilhão para cerca de 10 bilhões, indicando maior interesse por financiamento internacional.

O programa também trouxe exemplos de mobilização civil, como iniciativas de crianças e jovens. Foi citado o movimento “Tempo de Plantar” e a participação de uma integrante de 9 anos que enfatiza a importância do plantio de árvores para a preservação do oxigênio e a prevenção de enchentes.

O episódio incluiu ainda uma sinalização sobre o tema do próximo programa: a Amazônia em pé e os desdobramentos para o futuro do planeta.

S.O.S! Terra Chamando! é uma coprodução da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Casa de Oswaldo Cruz. A apresentação é de Adrielen Alves; a pesquisa e produção ficam por conta de Anita Lucchesi e Teresa Santos. A edição de conteúdo foi realizada por Julianne Gouveia e a revisão por Ana Elisa Santana.

A Comissão Técnico-Científica contou com Carlos Machado de Freitas, Carlos Henrique Assunção Paiva, Diego Vaz Bevilaqua, Dilene Raimundo do Nascimento, Magali Romero Sá e Tereza Amorim Costa. Os atores do programa foram Georgiana Góes e Pablo Aguilar. Apoio à produção: Adriana Ribeiro e Victor Ribeiro. Operação de áudio: Álvaro Seixas, Thiago Coelho, Reynaldo Santos, Thales Santos e Reinaldo Shiro. Edição final e sonoplastia: Pipoca Sound.

O episódio utilizou áudios de especialistas como Paulo Artaxo, Daniel Balaban, Adriana Lippi, Moisés Savian e da criança mencionada acima.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,797FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS