A Defesa Civil Nacional intensificou as ações de apoio às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste diante da previsão de tempestades, descargas elétricas e rajadas de vento nos próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois avisos de risco máximo (alerta vermelho). O primeiro cobre áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, indicando acumulado de chuva superior a 100 mm por dia até, pelo menos, esta quarta-feira (21). O segundo alerta vermelho atinge trechos de Goiás.
O cenário meteorológico aponta risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra até a próxima sexta-feira.
Para coordenar a resposta, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) reuniu agentes estaduais e municipais de defesa civil para alinhar medidas de prevenção e preparação contra inundações e outras ocorrências.
A população é orientada a evitar áreas alagadas, não buscar abrigo embaixo de árvores e deixar a residência caso surjam rachaduras nas paredes ou haja aumento no nível de rios, dirigindo-se a um local seguro.
Também foi reforçada a recomendação de atenção às mensagens do sistema Defesa Civil Alerta. O serviço usa a rede de telefonia móvel para enviar SMS e avisos sonoros a celulares em áreas de risco elevado. As notificações aparecem em destaque na tela e podem tocar mesmo com o aparelho em modo silencioso. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito.




