22.8 C
Dourados
terça-feira, fevereiro 3, 2026

Trump apresenta em Davos o Conselho de Paz que criou

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou oficialmente nesta quinta-feira (22) o Conselho de Paz durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça. Segundo a iniciativa apresentada, o grupo tem como objetivo atuar na pacificação e na reconstrução de Gaza.

Trump afirmou que 59 países estariam alinhados ao projeto, mas, até o momento, apenas 22 nações confirmaram formalmente compromisso com o conselho. Entre elas estão: Arábia Saudita, Argentina, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Belarus, Catar, Cazaquistão, Egito, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Indonésia, Israel, Jordânia, Kosovo, Kuwait, Marrocos, Paraguai, Turquia, Uzbequistão e Vietnã.

Vários países convidados ainda não responderam ao convite, incluindo o Brasil. Noruega, Suécia, França, Eslovênia e Reino Unido anunciaram que não devem integrar o grupo.

O conselho foi idealizado, criado e será presidido por Trump. Ainda não há clareza sobre a legitimidade do organismo para propor ou executar medidas de paz em territórios estrangeiros, nem sobre seu formato de atuação além da questão de Gaza.

O lançamento foi formalizado com a assinatura de um documento por Trump. Estiveram presentes líderes como o presidente da Argentina, Javier Milei; o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán; Prabowo Subianto, da Indonésia; e Ilham Aliyev, do Azerbaijão.

Os países que aceitarem o convite terão mandatos de três anos. Interessados em cadeira permanente deverão pagar US$ 1 bilhão para um fundo que, segundo o anúncio, será administrado exclusivamente pelos Estados Unidos.

Com informações da agência Reuters.

OUTRAS NOTÍCIAS

Prouni anuncia lista de aprovados na primeira chamada

Na madrugada desta terça-feira (3), o Programa Universidade para Todos (Prouni) divulgou o resultado da primeira chamada.A relação dos aprovados está disponível no...

REDES SOCIAIS

6,790FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS