Hugo Calderano, número 3 do mundo, conquistou neste domingo (1º) o título da Copa América de tênis de mesa, em São Francisco (Califórnia), e garantiu vaga no Mundial de Macau (China), competição da qual foi campeão no ano passado.
O mesatenista carioca terminou invicto no torneio. Na final, superou o anfitrião Kanak Jha, 21º do ranking, por 4 sets a 1. Mais cedo, Calderano havia vencido a semifinal contra o argentino Horacio Cifuentes (79º) por 4 a 0, avançando sem dificuldades à decisão.
No torneio feminino, Bruna Takahashi, 20ª no ranking, foi eliminada nas semifinais pela americana Amy Wang (39ª) por 4 sets a 1. Com a classificação às semifinais, Bruna assegurou também sua participação no Mundial de Macau, que será disputado entre 30 de março e 5 de abril.
Outros resultados do fim de semana incluíram a eliminação de Giulia Takarashi nas quartas de final, após derrota para a canadense Mo Zhang por 4 a 0. Karina Shiray saiu nas oitavas ao perder para Amy Wang por 4 a 0. No masculino, Guilherme Teodoro foi eliminado nas oitavas diante de Kanak Jha, que venceu por 4 a 1.




