Recife celebra nesta segunda-feira (9) o Dia do Frevo com programação por vários pontos da cidade.
Pela manhã, a Praça e Sinal do Derby recebeu a Alvorada dos Passistas, que reuniu companhias de dança e atrações como Frevo Zen, Som Brasil Banda Show e Trilha Nordestina.
Às 15h, a Praça do Arsenal, no Centro Histórico, sediará o Almoço com o Frevo. O evento terá participação da Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda, do Clube de Boneco Seu Malaquias, da Cia de Dança Trapiá e da Escola de Frevo do Recife.
A partir das 17h, mais de dez agremiações e grupos musicais e de dança percorrerão o circuito entre as ruas Rio Branco e Arsenal. Entre os blocos confirmados estão Madeira do Rosarinho, Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, Passistas de Zenaide Bezerra e Bloco Carnavalesco Lírico Edite no Cordão.
Às 18h, a programação na Praça do Arsenal segue com a Apoteose dos Alegres Bandos, que reunirá músicos de mais de seis blocos.
Contexto histórico
A escolha do dia 9 de fevereiro refere-se à pesquisa do escritor Evandro Rabello, que identificou no Jornal Pequeno, de Recife, a primeira menção ao termo “frevo” na imprensa, em 9 de fevereiro de 1907.
Além dessa data local, o frevo também é celebrado nacionalmente em 14 de setembro, Dia Nacional do Frevo, em homenagem ao nascimento do jornalista Oswaldo Almeida, a quem se atribui a consolidação do nome da manifestação.
O vocábulo tem origem na alteração fonética da palavra “frever”, usada para caracterizar a efervescência das ruas durante o carnaval. O frevo é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade.




