26.4 C
Dourados
terça-feira, fevereiro 10, 2026

Equipes do SUS passam a receber a vacina contra a dengue do Instituto Butantan

A partir desta segunda-feira (9), profissionais da atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) começam a receber a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan.

A Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro e é o primeiro imunizante contra a dengue de dose única no mundo. A vacina foi testada para aplicação em pessoas de 12 a 59 anos.

O ministério da Saúde informou que a campanha inicial contempla todas as equipes multiprofissionais das unidades básicas de saúde, incluindo agentes comunitários, enfermeiros, médicos e demais profissionais cadastrados.

Nesta manhã, o presidente da República e o ministro da Saúde visitaram o Centro de Produção de Vacina contra a Dengue (PVD) do Instituto Butantan, em São Paulo.

Para vacinar os profissionais em todo o país, o ministério adquiriu 3,9 milhões de doses.

A Butantan-DV utiliza tecnologia de vírus vivo atenuado, a mesma base de outras vacinas em uso, como a tríplice viral, a vacina contra febre amarela, a vacina oral contra poliomielite e algumas vacinas contra a gripe.

Segundo a avaliação técnica da Anvisa, a vacina apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos. Estudos publicados indicaram ainda 89% de proteção contra formas graves da doença e contra casos com sinais de alarme, conforme artigo na revista The Lancet Infectious Diseases.

Pesquisa do Instituto Butantan publicada em janeiro na revista The Lancet Regional Health – Americas mostrou que, mesmo com infectados após a vacinação, a carga viral entre vacinados foi consideravelmente menor do que entre não vacinados, o que sugere redução da replicação viral e potencial diminuição da gravidade da doença.

OUTRAS NOTÍCIAS

Formalização que impulsiona agroindústrias rumo à prosperidade

A articulação entre agricultores familiares, Agraer e Vigilância Sanitária transformou a agroindustrialização da mandioca em Sidrolândia (MS) em um modelo de formalização rentável...

REDES SOCIAIS

6,786FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS