33.5 C
Dourados
terça-feira, fevereiro 10, 2026

Sanae Takaichi conquista vitória eleitoral histórica no Japão

A coalizão liderada pela primeira-ministra Sanae Takaichi obteve uma vitória histórica nas eleições realizadas neste domingo (8), abrindo caminho para cortes de impostos e para o aumento dos gastos militares com o objetivo de conter a influência da China.

A líder conservadora, primeira mulher a chefiar o governo japonês, deve garantir 328 das 465 vagas da câmara baixa do Parlamento para o Partido Liberal Democrático (PLD). O PLD alcançou sozinho a marca de 233 assentos necessária para a maioria menos de duas horas após o fechamento das urnas, configurando um dos melhores resultados do partido na sua história.

Com o apoio do Partido da Inovação do Japão (Ishin), a coalizão conquistou uma maioria qualificada de dois terços, o que facilita a tramitação da agenda legislativa ao possibilitar a aprovação de propostas mesmo sem controle da câmara alta.

Takaichi convocou uma eleição antecipada no inverno para aproveitar sua alta popularidade desde que assumiu a liderança do PLD no fim do ano passado. Sua plataforma atraiu eleitores jovens, mas a combinação de posturas nacionalistas e ênfase em segurança tensionou relações com Pequim, enquanto a proposta de cortes fiscais provocou apreensão nos mercados.

Entre as medidas anunciadas pela campanha está a suspensão do imposto de 8% sobre alimentos, destinada a aliviar o impacto da alta de preços sobre as famílias. Investidores demonstraram preocupação sobre a forma de financiamento dessa medida, dada a elevada dívida pública do Japão entre as economias avançadas.

A votação ocorreu em meio a nevascas extraordinárias em várias regiões, que dificultaram o deslocamento dos eleitores e levaram ao fechamento antecipado de algumas seções. Esta foi apenas a terceira eleição realizada em fevereiro no Japão desde o fim da Segunda Guerra.

A principal associação empresarial do país saudou o resultado como restauração da estabilidade política. Nos 15 meses anteriores, o PLD havia perdido o controle das duas casas do Parlamento sob a liderança anterior, situação que a nova vitória reverteu.

A vitória impulsionou fenômenos de popularidade em torno da primeira-ministra, com aumento de demanda por objetos pessoais associados a ela. Internacionalmente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou apoio e prevê receber Takaichi na Casa Branca no mês seguinte.

Pequim deve acompanhar de perto os desdobramentos. Nas semanas iniciais de seu mandato, Takaichi desenhou publicamente respostas do Japão a um eventual ataque chinês a Taiwan, o que levou a medidas de retaliação por parte da China, incluindo alertas a cidadãos para evitarem viagens ao Japão. O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, enviou felicitações e manifestou expectativa por maior prosperidade e segurança regional.

O expressivo mandato eleitoral pode acelerar planos de fortalecimento das defesas japonesas, aumentando a tensão com a China, que já acusou Takaichi de tendência a reviver um passado militarista. O ministro da Defesa sinalizou intenção de avançar com políticas de defesa ao mesmo tempo em que busca manter o diálogo com Pequim.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,785FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS