Campo Grande — Dezessete famílias do Projeto de Assentamento (P.A.) Conquista receberam, na manhã de terça-feira (10), títulos definitivos de propriedade rural em cerimônia na sede da Superintendência Regional do Incra (SR-16), em Campo Grande.
A Agraer esteve representada pelo chefe da assessoria, Araquem Midon, que compareceu em nome do diretor-presidente Fernando Nascimento. A agência presta serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no assentamento, com atuação voltada ao fortalecimento da produção, à organização comunitária e ao acesso a políticas públicas para a agricultura familiar.
Com a entrega dos 17 documentos, o assentamento passa a ter 96% de suas famílias tituladas. O P.A. Conquista é composto por 67 famílias; quatro títulos ainda estão em tramitação.
O processo de regularização envolveu trabalho técnico da Fapec/UFMS em parceria com o Incra, segundo os órgãos responsáveis. A ação integra as atividades comemorativas dos 55 anos do Incra.
Entre os beneficiados está a agricultora Ivanice Vargas, moradora do assentamento desde a sua fundação, em 1999. Viúva, ela sustenta a produção com apoio do filho e dedica 13 dos 18 hectares de seu lote ao cultivo de hortaliças, abóbora, mandioca e à criação de gado.
Também participaram da solenidade o deputado estadual Zeca do PT; Sandro Omar, assessor do deputado federal Vander Loubet; Marina Nunes, superintendente regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/MS); e a vereadora Luiza Ribeiro, de Campo Grande.
Reportagem: Aline Lira (Agraer)
Fotos: Néia Maceno (Agraer)




