O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará duas visitas oficiais entre 17 e 24 de fevereiro: primeiro à Índia, até 21 de fevereiro, e em seguida à Coreia do Sul, de 22 a 24, quando retorna ao Brasil. O Itamaraty divulgou os detalhes da agenda nesta quinta-feira (12).
Em Nova Délhi, nos dias 18 e 19, está prevista uma cúpula internacional sobre segurança no uso da inteligência artificial (IA). Também constam na agenda temas relacionados a minerais críticos e terras raras, considerados estratégicos para a transição energética. Lula está programado para falar na sessão plenária de alto nível no dia 19.
A visita de Estado à Índia ocorrerá nos dias 20 e 21. Será o quarto encontro entre Lula e o primeiro‑ministro Narendra Modi. Durante a estada, o presidente brasileiro será recebido em almoço oferecido pela presidente indiana Droupadi Murmu.
O roteiro inclui a assinatura de parcerias e memorandos de entendimento sobre terras raras e minerais críticos. Haverá ainda tratativas para avanço de um acordo comercial preferencial entre o Mercosul e a Índia. Também está em pauta a ampliação do prazo de vistos de turista, dos atuais cinco para dez anos, e o fortalecimento de cooperações industriais, incluindo possíveis avanços entre a Embraer e a indiana Adani Defense & Aerospace.
Lula deve inaugurar o escritório da ApexBrasil na Índia. O Itamaraty organizou um fórum empresarial no dia 21 com a participação de mais de 300 empresas brasileiras de setores como agropecuária, saúde, tecnologia, mineração, alimentos e farmacêutica.
Ao final da estada indiana está prevista uma declaração conjunta entre Brasil e Índia sobre pautas internacionais, abordando desafios ao multilateralismo e ao comércio, reforma do Conselho de Segurança da ONU e a situação em Gaza.
Na sequência, a comitiva seguirá para a Coreia do Sul, onde Lula se reunirá com o presidente Lee Jae Myung e com executivos de grandes empresas entre 22 e 24 de fevereiro. O Itamaraty informa que a missão busca ampliar o comércio bilateral por meio de um fórum empresarial e da assinatura de um plano de ações com horizonte até 2029.
O plano sul‑coreano‑brasileiro deve incentivar negócios em agricultura, desenvolvimento agrário, aviação, comércio, saúde, cooperação financeira, cosméticos, fármacos, ciência e tecnologia. Mais de 130 empresas já se inscreveram para o Fórum Empresarial Brasil‑Coreia.
O retorno de Lula ao Brasil está marcado para o dia 24 de fevereiro.




