A partida de abertura da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino 2026 será transmitida pela TV Brasil. Nesta quinta-feira (12), às 21h (horário de Brasília; 20h no local), Mixto e Flamengo se enfrentam no Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha), em Cuiabá.
O Mixto retorna à primeira divisão pela terceira vez, sendo a última aparição em 2015. A equipe avançou até as quartas de final da Série A2 em 2025 e aproveitou uma das vagas abertas após o encerramento das atividades de Real Brasília e Fortaleza; a outra vaga ficou com o Vitória.
O Flamengo disputará sua 12ª edição da competição organizada pela CBF desde 2013, sendo o segundo clube com mais participações, atrás apenas da Ferroviária. O clube é a única equipe fora de São Paulo a conquistar o título nacional feminino, em 2016.
Para a volta à elite após 11 anos, o Mixto montou um elenco com experiência. Entre as contratações estão a goleira Thaís Helena, de 38 anos, com passagens pelo Atlético-MG e integrante da seleção brasileira vice‑campeã mundial em 2007, e a meia paraguaia Fany Gauto, de 31 anos. O comando técnico será de Adilson Galdino, tricampeão da Libertadores pelo São José e campeão do Mundial de Clubes disputado no Japão em 2014 — competição que não tem chancela da Fifa.
O Flamengo adotou mudança estratégica em 2025, reduzindo investimento e abrindo espaço para jogadoras da base. O clube manteve nomes de destaque, mas liberou atletas como a zagueira Agustina Barroso (transferida ao Corinthians) e a atacante Gláucia (Palmeiras). A expectativa é de que pelo menos dez jovens da base integrem o elenco sob o comando do técnico Celso Silva, que assumiu após a saída de Rosana Augusto em razão da readequação orçamentária. O time sub-20 do clube foi vice do Brasileirão em 2025, bicampeão da Copinha Feminina e teve seis jogadoras convocadas para o Sul-Americano da categoria em andamento.
A primeira rodada prossegue na sexta-feira (13), também às 21h, com o Palmeiras — atual campeão da Copa do Brasil e da Supercopa — recebendo o América-MG na Arena Crefisa, em Barueri, em jogo que também será exibido pela TV Brasil.
O Corinthians estreia na sexta (13), às 21h, contra o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O clube chega como um dos favoritos, com presença nas últimas nove finais do Brasileirão e aproveitamento de 81,7% em competições nacionais. Entre as contratações para 2026, destacam-se o retorno da volante Ana Vitória, ex-Atlético de Madrid, e a atacante uruguaia Belén Aquino, ex-Internacional. As duas iniciaram a temporada entre as titulares na Copa das Campeãs da Fifa e na Supercopa do Brasil; o Corinthians foi vice nessas competições, para Arsenal e Palmeiras, respectivamente.
O Palmeiras conquistou a Supercopa Feminina no último sábado (7), decidida nos pênaltis. Para a temporada, o clube trouxe a atacante Bia Zaneratto, entre outras movimentações visando o Brasileiro.
O Cruzeiro manteve a base do time vice-campeão em 2025 e acrescentou 11 reforços, apesar da saída da atacante Isa Haas para o América (México). A zagueira Tainara, ex-Bayern de Munique, foi uma das contratações. O clube destinou R$ 16 milhões para a temporada, montante 6,67% superior ao de 2025, e fará a estreia na Libertadores Feminina ao lado de Corinthians e Palmeiras.
Formato e calendário
A competição terá 18 clubes — aumento em relação às últimas nove edições, que contaram com 16 equipes. Na primeira fase, os times jogam em turno único; as oito melhores avançam às quartas de final e as duas últimas são rebaixadas à Série A2. As fases eliminatórias serão disputadas em ida e volta. A CBF prevê a final para 4 de outubro.
Jogos da primeira rodada
– 12/02, 21h: Mixto x Flamengo — Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha), Cuiabá — TV Brasil
– 13/02, 21h: Palmeiras x América-MG — Arena Crefisa, Barueri (SP) — TV Brasil
– 13/02, 21h: Atlético-MG x Corinthians — Arena MRV, Belo Horizonte
– 14/02, 15h: Fluminense x Vitória — Estádio Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro
– 14/02, 16h: Botafogo x Juventude — Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
– 14/02, 18h: Bahia x Cruzeiro — Estádio de Pituaçu, Salvador
– 15/02, 17h: Red Bull Bragantino x Ferroviária — Centro de Performance & Desenvolvimento, Atibaia (SP)
– 16/02, 19h: Santos x Grêmio — Vila Belmiro, Santos (SP)
– 16/02, 20h: Internacional x São Paulo — Sesc Protásio Alves, Porto Alegre




