Longe dos grandes trios elétricos, o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, concentra uma programação gratuita que valoriza manifestações da cultura baiana e atrações nacionais.
Serão cerca de 150 apresentações, totalizando mais de 250 horas de música, com atividades até o dia 17. Os eventos ocupam espaços como os largos do Pelourinho, Pedro Archanjo, Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e a Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba.
A programação reúne gêneros variados — samba, axé, rap, reggae e guitarra baiana — além de bailes infantis e encontros colaborativos. As apresentações acontecem em formatos diversos: shows em palco, itinerantes, apresentações de dança, orquestras, bandinhas, DJs, performances, microtrios e nanotrios (veículos conduzidos por pessoas ou movidos a pedal).
Artistas consagrados e novas revelações da cena baiana e nacional integram a grade. Entre os nomes confirmados estão Larissa Luz, Majur, Os Garotin, Filhos de Jorge, Afrocidade, Mariene de Castro, Nelson Rufino, Chico César e Luedji Luna.
Nesta sexta-feira, sobem aos palcos os baianos Rachel Reis, Os Gilsons, Márcia Freire, Tonho Matéria e Ganhadeiras de Itapuã, entre outros intérpretes.
A partir das 17h de hoje, ao menos seis atrações farão cortejos itinerantes pelas ruas do Pelourinho.




