No clima de festa, o carnaval do Rio de Janeiro também será palco de ações de combate à violência contra a mulher. A Liga Independente dos Blocos de Embalo do Estado do Rio de Janeiro (Liberj) promove o Bloco da Não Violência Contra a Mulher na segunda-feira (16) de carnaval, com concentração marcada para as 18h na Avenida Chile, no centro.
Estão confirmadas as participações da Banda da Folia e da Confraria da Bebidinha, além de componentes e ritmistas dos 20 blocos filiados à liga. Os participantes vão circular com faixas e cartazes com mensagens educativas e orientações sobre canais de denúncia dos diferentes tipos de violência de gênero.
A iniciativa visa aproveitar a grande visibilidade do carnaval para mobilizar a sociedade contra a escalada de agressões, problema que tende a se agravar em períodos festivos. Dados do Ministério da Justiça mostram crescimento nos casos fatais: foram registradas 535 mortes em 2015 e 1.470 em 2025, média equivalente a cerca de quatro mulheres mortas por dia.
Em caso de violência, o disque 180 atende 24 horas por dia como canal de denúncia e orientação.




