Morreu neste domingo (15) Renato Rabelo, ex-presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Ele tinha 83 anos. A morte foi confirmada pela sigla em comunicado oficial.
Rabelo presidiu o PCdoB entre 2001 e 2015. Antes disso, atuou como vice-presidente nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a ditadura militar (1964-1985) e foi militante da Ação Popular. Participou do processo que integrou a Ação Popular ao PCdoB em 1973.
Em 1976, durante a repressão que atingiu dirigentes do PCdoB, Rabelo passou ao exílio na França. Retornou ao Brasil com a anistia de 1979.
Ao longo de sua trajetória dentro do partido, dedicou-se ao fortalecimento das relações internacionais com países socialistas, com destaque para China, Vietnã e Cuba. Também esteve entre os articuladores, ao lado de João Amazonas, da Frente Brasil Popular que, em 1989, apoiou a primeira candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
O PCdoB confirmou o falecimento em nota divulgada neste domingo. Não foram informados, até o momento, detalhes sobre velório ou sepultamento.




