31.5 C
Dourados
terça-feira, fevereiro 17, 2026

RJ registra mais de mil resgates no mar; confira orientações de segurança

Mais de mil pessoas foram resgatadas por salva-vidas desde sexta-feira (13) nas praias do estado do Rio de Janeiro, informou o Corpo de Bombeiros.

A corporação reforçou o efetivo ao longo de todo o litoral diante do aumento de banhistas no período de carnaval. Desde o início do verão, parte dos profissionais atua em postos móveis, que podem ser deslocados conforme o fluxo de público e as condições do mar.

Os trabalhos de resgate também contam com apoio tecnológico. Drones com alta resolução e câmeras térmicas vêm sendo utilizados para facilitar a localização de pessoas em situação de emergência.

O Corpo de Bombeiros orienta a observação das bandeiras que indicam o nível de risco em cada praia. O ideal é entrar no mar apenas em trechos com bandeira verde e próximos a um posto de salva-vidas. Locais com bandeira vermelha normalmente apresentam valas e correntes de retorno, que aumentam o risco de afogamento.

Em caso de corrente de retorno, a recomendação oficial é nadar na direção paralela à costa até conseguir voltar à área rasa. Quem não souber nadar deve chamar a atenção dos guarda-vidas acenando com os braços.

A corporação também alerta para o agravamento do risco em banhos noturnos e com ingestão de álcool, devido à redução da visibilidade e da capacidade de reação. Áreas com pedras e encostas representam perigo adicional: saltos a partir desses pontos podem causar lesões graves e quedas que levam ao afogamento. Mesmo quem se aproxima da beirada por pouco tempo, por exemplo para fotografias, pode ser arrastado pelas ondas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Começam nesta terça as pré-inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Começa nesta terça-feira (17) o período de cadastramento de currículo e pré-inscrição para interessados no programa Pé-de-Meia Licenciaturas 2026.O registro deve ser feito...

REDES SOCIAIS

6,777FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS