A piscicultura ganhou destaque em Bandeirantes durante o 1º Dia de Campo da Piscicultura, promovido pela Prefeitura Municipal no dia 7 de fevereiro. Cerca de 72 produtores participaram do encontro voltado à difusão de técnicas e oportunidades para a agricultura familiar.
O evento teve como referência técnica Tony Mauro, coordenador da cadeia de piscicultura da Gerência de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA). Ele preparou a apresentação sobre a prática como alternativa econômica para pequenos produtores.
Entre os temas abordados estiveram a construção e o cultivo de peixes em tanques escavados e a importância da qualidade da água para garantir produtividade e sustentabilidade. Também foram tratados o cadastro sanitário da atividade e a aplicação de metodologias de assistência técnica e gerencial.
A programação contou com exposições de representantes da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), do Senar/ATEG e de especialistas que colocaram a piscicultura como alternativa para o desenvolvimento regional.
A organização do Dia de Campo ficou a cargo da técnica em agropecuária e assessora da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Simone Schwarzer, e de Aloísio Alves de Souza, diretor de Desenvolvimento Local da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Durante o encontro, produtores manifestaram interesse em aprofundar o tema e solicitaram a oferta de curso especializado e a formação de um grupo para troca de informações e assistência técnica.
A Agraer reforça presença em todos os municípios de Mato Grosso do Sul e mantém orientação a produtores que já atuam ou desejam iniciar na piscicultura, oferecendo apoio técnico para aprimorar práticas, agregar valor à produção ou ampliar a agroindústria local. Para atendimento, os interessados devem procurar o escritório da Agraer em seu município.




