17.4 C
Dourados
domingo, junho 21, 2026

Marcha em São Paulo defende a legalização da maconha

Dezenas de milhares de pessoas participaram, na tarde deste domingo (21), da 18ª Marcha da Maconha, realizada na Avenida Paulista, em São Paulo. O ato reuniu apoiadores da legalização, ativistas e organizações que defendem a regulamentação da cannabis no país.

Em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), os manifestantes chamaram atenção para os efeitos da criminalização da planta. Entre os principais pontos levantados estavam a superlotação do sistema prisional e o preconceito contra o uso medicinal e terapêutico da cannabis, inclusive em tratamentos prescritos para crianças.

A mobilização teve público diverso, com presença de idosos, casais com filhos e jovens adultos. Cartazes e camisetas exibidos durante a marcha também criticavam as restrições ao acesso a medicamentos derivados da planta e traziam mensagens de protesto contra a violência de gênero.

Segundo dados do anuário da Kaya Mind, cerca de 50 mil pessoas no Brasil declaram utilizar produtos à base de cannabis sativa para tratamento de saúde. O levantamento aponta ainda que a resistência de parte da sociedade dificulta o avanço da regulamentação e mantém o acesso restrito, em geral, a quem tem condições de importar esses produtos.

A publicação também destaca que mulheres de meia-idade e idosas formam o principal grupo entre as usuárias de cannabis medicinal, de acordo com levantamento da Bliss Data 2026.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,770FãsCurtir
122SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS