20.8 C
Dourados
domingo, fevereiro 15, 2026

Dourados já respira Cultura com apenas 100 dias do novo governo

Os primeiros 100 dias da atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados, sob a liderança do prefeito Marçal Filho, já apresentam um cenário promissor para a cultura local. A cidade começa a respirar cultura, um setor que não recebeu a atenção merecida de outras gestões. Com planejamento, diálogo e ações efetivas, a pasta tem demonstrado comprometimento com o fortalecimento das políticas culturais, valorização dos artistas locais e mais acesso à arte para população do município.

A secretária municipal de Cultura, Gisella Silva Melo, destaca que as parcerias com o governo do Estado e com a iniciativa privada têm sido fundamental no resgate da cena cultural de Dourados. “Estamos trabalhando muito para que a cultura seja plena em nossa cidade e para que todos os setores e classes sociais tenham acesso às atividades culturais”, enfatiza.

Com foco no planejamento de médio e longo prazo, foi iniciada a elaboração do Plano Municipal de Cultura, juntamente com os preparativos para a Conferência Municipal de Cultura. O trabalho é realizado em diálogo com o Conselho Municipal de Cultura e a Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores, seguindo as diretrizes do Ministério da Cultura e visando garantir os repasses contínuos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A Secretaria de Cultura também marcou presença no Encontro de Gestores Públicos promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), evento que reuniu gestores municipais de todo o estado para apresentação das diretrizes de 2025 e troca de experiências entre os segmentos de cultura, turismo e esporte. A participação de Dourados reforça o posicionamento estratégico do município no cenário estadual.

Com um olhar voltado para a comunidade, a Secretaria, em parceria com a Assistência Social, abriu duas oficinas de violão que já despertam o interesse de jovens e adultos. Nas escolas municipais, o projeto Quarta Cultural, em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), leva a contação de histórias a centenas de crianças, estimulando o gosto pela leitura e pelo imaginário coletivo.

A valorização dos espaços públicos também tem sido uma prioridade. Uma força-tarefa conjunta com as secretarias de Obras, de Serviços Urbanos e empresas privadas de Dourados, resultou em um grande mutirão de revitalização da pista de caminhada e áreas adjacentes do Parque dos Ipês. Nova capa asfáltica, pintura de faixas, poda, corte de grama, reforma de banheiros, reposição de areia e forros de PVC, além de pavimentação com pedras, compõem o novo visual de áreas que agora voltam a ser ocupadas com dignidade pela população.

O incentivo à produção artística segue com a execução de projetos como Festina, DOC Hip Hop, Feira Badauê, entre outros, via Fundo Municipal de Cultura. A Secretaria garantiu R$ 300 mil em emendas parlamentares com deputados estaduais para 2025 e articula novas parcerias com deputados federais para 2026. 

No calendário cultural, a cidade já se prepara para sediar, ainda este mês, a 1ª Festa da Páscoa, voltada totalmente para as famílias douradenses. O evento acontece de 17 a 20 de abril no Parque Antenor Martins, no Grande Flórida e vai contar com uma megaestrutura para abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças.

Após a 1º Festa da Páscoa, a Secretaria Municipal de Cultura concentra esforços na Festa Junina, que neste ano promete ser uma das melhores de todos os tempos. As parcerias já estão sendo construídas e o Governo do Estado será um dos principais parceiros do evento.

Já em agosto deste ano, a Prefeitura de Dourados realiza o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, em parceria com a Federação Estadual. A inclusão do concurso no calendário oficial de eventos marca o resgate de uma tradição aguardada com entusiasmo por escolas e bandas da região.

Em apenas 100 dias, a Secretaria de Cultura de Dourados demonstra que a cultura voltou a ser prioridade. A soma entre planejamento técnico, diálogo com os setores envolvidos e investimento público está criando um novo momento para o setor, alinhado aos valores da atual gestão e ao desejo da população por uma cidade mais viva.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,783FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS