24.8 C
Dourados
domingo, julho 6, 2025

Ministério confirma morte de 222 cavalos por ingestão de ração Nutratta

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou que, até o momento, 222 cavalos morreram em cinco estados brasileiros, supostamente devido ao consumo de rações da Nutratta Nutrição Animal.

As investigações pela Fiscalização Federal Agropecuária foram iniciadas em 26 de maio, após notificações sobre as mortes de equinos recebidas pela Ouvidoria do ministério. Os estados mais afetados incluem São Paulo, com 83 casos; Rio de Janeiro, com 69; Alagoas, com 65; Goiás, com 4; e Minas Gerais, com 1.

Além dessas fatalidades, o ministério está apurando novos relatos de mortes, mas enfrenta dificuldades relacionadas à falta de registros formais por meio da Ouvidoria, o canal oficial para denúncias. A situação clínica dos animais, caracterizada por insuficiência hepática e uma deterioração rápida, complicou ainda mais a contabilização precisa dos óbitos.

Durante as inspeções na única unidade da Nutratta, foram identificadas irregularidades que levaram à suspensão imediata da produção de todas as rações da empresa, incluindo as destinadas a ruminantes. O ministério também interditou a venda de todos os produtos da fabricante. Em resposta, a empresa impetrou um mandado de segurança contra as medidas, e o ministério enviou esclarecimentos ao Poder Judiciário, que ainda não se manifestou.

O Mapa reiterou em comunicado seu compromisso com a saúde animal e a produção agropecuária no Brasil. Denúncias relacionadas ao caso devem ser encaminhadas pela Ouvidoria no site oficial do governo.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

5,958FãsCurtir
136SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS