As inscrições para a isenção da taxa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) encerram-se nesta terça-feira (8), às 23h59, no horário de Brasília. O valor da taxa é de R$ 70, aplicável a candidatos de níveis médio e superior, com prazo de pagamento até 21 de julho.
Os interessados devem solicitar a isenção online, utilizando o sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), por meio de uma conta no portal Gov.br. A documentação que comprove o direito à gratuidade deve ser anexada no mesmo sistema.
Conforme o edital do CNU 2025, têm direito à isenção os candidatos que:
– Possuem inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
– Comprovam ser doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
– São beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni);
– Financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
É importante ressaltar que qualquer declaração falsa resultará na exclusão do candidato do concurso em qualquer fase.
A atualização do edital, publicada na última quinta-feira (3), isentou os inscritos no CadÚnico da obrigação de informar o Número de Identificação Social (NIS) durante o pedido de isenção. Candidatos do Prouni ou Fies devem selecionar a opção pertinente em sua inscrição.
Os doadores de medula óssea devem apresentar documentação que comprove a doação, incluindo um documento de identidade com foto e o comprovante da doação, que deve conter a data da coleta e assinatura do responsável pela emissão. Documentos no formato JPG, JPEG, PNG e PDF com tamanho máximo de 5MB serão aceitos; outros meios de envio não serão considerados.
A FGV analisará todos os pedidos de isenção, consultando organizações responsáveis pelo CadÚnico, Prouni, Fies e o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Os resultados preliminares serão divulgados no site do concurso até 10 de julho. Candidatos cujos pedidos forem rejeitados poderão recorrer em até dois dias úteis após a divulgação, sendo o resultado final esperado para 18 de julho.
A segunda edição do CPNU disponibiliza 3.652 vagas em 32 instituições, com a realização das provas divididas em dois dias, sendo a primeira fase com questões objetivas em outubro e a segunda, dissertativas, em dezembro, destinada apenas aos aprovados na primeira etapa. Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, possibilitando que os candidatos se inscrevam em diferentes vagas dentro do mesmo bloco.