24 C
Dourados
quarta-feira, agosto 20, 2025

Mato Grosso do Sul pode alterar legislação para combater exploração sexual na internet

Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) propõe atualizar a legislação estadual para incluir a proteção de crianças e adolescentes contra crimes sexuais praticados em ambientes digitais.

A iniciativa, registrada como Projeto de Lei 216/2025 e apresentado na sessão ordinária desta quarta-feira (20) pelo deputado Pedro Kemp (PT), sugere alteração da Lei Estadual 2.413/2002, aprovada há 23 anos. A norma vigente trata de prevenção e enfrentamento da violência sexual contra menores, mas não contempla especificamente atos ocorridos em redes sociais e na internet.

A proposta acrescenta ao rol de ações previstas a elaboração de programas e mecanismos voltados à orientação, fiscalização e ao recebimento de denúncias sobre conteúdos digitais que envolvam exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Dados da organização Safernet apontam que o Brasil figura entre os países com maior número de denúncias de conteúdos abusivos na internet. Em 2024, segundo a entidade, foram encaminhadas cerca de 53 denúncias relacionadas a crimes de abuso sexual e exploração envolvendo menores em ambiente digital.

Recentemente, um vídeo do influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, viralizou nas redes sociais trazendo denúncias sobre exploração e sexualização de crianças e adolescentes em conteúdos online, o que intensificou o debate sobre o tema.

Concluído o prazo para apresentação de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável, a proposta continuará tramitação nas comissões temáticas e poderá ser levada a votação em plenário.

OUTRAS NOTÍCIAS

Celso Amorim diz que EUA não querem negociar tarifas

O assessor para assuntos internacionais do presidente da República, embaixador Celso Amorim, participou nesta quarta-feira (20) de uma audiência pública da Comissão de...

REDES SOCIAIS

5,941FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS