21.1 C
Dourados
quarta-feira, agosto 20, 2025

Águas do São Francisco alcançam o Rio Grande do Norte

As águas do rio São Francisco cruzaram a divisa da Paraíba e chegaram ao Rio Piranhas, no Rio Grande do Norte, marcando nova etapa do Projeto de Integração do São Francisco. Na terça-feira (20), foram abertas as comportas da barragem de Oiticica, em Jucurutu, para permitir o avanço do fluxo rumo à barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

O Rio Piranhas, no município de Jardim de Piranhas, funciona como porta de entrada do Velho Chico no sertão potiguar. A água segue desse ponto até a barragem de Oiticica, em um percurso de cerca de 30 quilômetros, e segue também para a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do estado.

A nova fase pretende ampliar o abastecimento, reforçar a agricultura familiar e melhorar as condições de vida de milhares de pessoas na região.

No primeiro momento, a água será usada para reforçar o suprimento das cidades atendidas pela adutora Manoel Torres: Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jardim de Piranhas. Em etapas seguintes, a distribuição alcançará Currais Novos, Florânia, Cruzeta, Acari e São Vicente. Com a operação de todas as adutoras do Projeto Seridó, a cobertura deverá atingir os 22 municípios do Seridó e da região da Serra de Santana no estado.

Com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governo federal destinou cerca de R$ 500 milhões para recuperação e ampliação dos eixos Norte e Leste do projeto. Parte desses recursos será destinada à duplicação da capacidade de bombeamento: a previsão é instalar mais dois conjuntos de bombas em cada subestação, elevando a vazão de 25 para 50 metros cúbicos por segundo no eixo norte.

O investimento também contempla obras em barragens, adutoras e canais, incluindo os sistemas do Seridó e do Apodi. A previsão oficial é de que, até meados do próximo ano, as obras no Rio Grande do Norte estejam basicamente concluídas, assegurando o atendimento por meio da transposição do São Francisco.

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a duplicação da capacidade de bombeamento impactará cerca de 8 milhões de pessoas em mais de 230 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

OUTRAS NOTÍCIAS

Celso Amorim diz que EUA não querem negociar tarifas

O assessor para assuntos internacionais do presidente da República, embaixador Celso Amorim, participou nesta quarta-feira (20) de uma audiência pública da Comissão de...

REDES SOCIAIS

5,941FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS