21.1 C
Dourados
quarta-feira, agosto 20, 2025

Celso Amorim diz que EUA não querem negociar tarifas

O assessor para assuntos internacionais do presidente da República, embaixador Celso Amorim, participou nesta quarta-feira (20) de uma audiência pública da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados sobre medidas comerciais adotadas pelos Estados Unidos e seus efeitos para o Brasil e o sistema de comércio global.

Na mesma ocasião foram citadas informações sobre sobretaxas aplicadas pelos EUA a mais de uma centena de países. Também foram lembradas as origens do sistema multilateral de comércio, com referência ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e à criação da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 1995.

A Ordem Executiva publicada em 30 de julho pelos Estados Unidos, que elevou tarifas sobre produtos brasileiros, foi mencionada por trazer justificativas que incluem, segundo o texto, aspectos ligados à situação política interna do Brasil.

Foi apontado ainda que o teor de uma carta enviada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou‑se público antes do recebimento pelo destinatário. Além disso, havia sido agendada uma conversa por telefone entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent; a chamada foi posteriormente cancelada.

A audiência tratou, em linhas gerais, das repercussões dessas medidas sobre o comércio exterior brasileiro e sobre a governança do comércio internacional.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

5,941FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS