A três meses da COP30, o Rio de Janeiro sedia a primeira edição da Rio Climate Action Week. O evento, que começa neste sábado (23) e vai até 29 de agosto, reúne mais de 200 atividades voltadas ao debate sobre mudanças climáticas.
Organizado a partir de referências internacionais, o encontro reúne setores público e privado e a sociedade civil. A programação busca apresentar soluções práticas, acelerar implementações, fortalecer parcerias e dar visibilidade a iniciativas de justiça climática e desenvolvimento sustentável, com o objetivo de criar impulso para a COP30, marcada para novembro em Belém (PA).
A programação de abertura, nesta sexta-feira 23, incluiu uma aula sobre prevenção, salvamento e primeiros socorros em casos de afogamento realizada na Praia de Copacabana. À tarde, o Santuário Cristo Redentor recebeu a missa de abertura da semana.
No domingo (24) haverá outra celebração religiosa na Catedral Metropolitana. Ao longo do dia e da semana estão previstas trilhas ecológicas, caminhadas, desafios esportivos, além de mesas de debate e oficinas práticas.
A cerimônia oficial de abertura está marcada para segunda-feira, dia 25, às 10h, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no centro do Rio.