O carioca João Fonseca estreou com vitória no US Open, nesta segunda-feira (25) em Nova York. Aos 19 anos, o tenista, número 45 do mundo, superou o sérvio Miomir Kecmanović (42º) por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (3), 7/6 (5) e 6/3, em duas horas e meia de jogo. Esta foi a primeira participação do brasileiro na chave principal do torneio; em 2023 ele foi campeão da categoria juvenil.
Os dois primeiros sets foram definidos em tie-break. No terceiro, Fonseca passou mal e recebeu atendimento médico quando vencia por 3 a 2, voltou à partida e confirmou a vitória.
Na segunda rodada ele enfrenta o tcheco Tomas Machac, 22º do ranking, que derrotou o italiano Luca Nardi (86º) na estreia. O duelo está programado para quarta-feira (27), com horário a ser divulgado pelos organizadores.
Beatriz Haddad Maia entra em quadra nesta terça-feira (26). A paulistana, 22ª colocada no ranking mundial, volta à chave de simples a partir do meio-dia (horário de Brasília) contra a britânica Sonay Kartal (51ª). As duas já se enfrentaram em março, no WTA 1000 de Indian Wells. Na edição passada do US Open, Haddad Maia alcançou as quartas de final.
Os confrontos das duplas serão divulgados também nesta terça (26). O Brasil terá cinco representantes nas duplas masculinas: Marcelo Melo, Rafael Matos, Fernando Romboli, Orlando Luz e Marcelo Demoliner. Nas duplas femininas, o país estará representado por Beatriz Haddad, Luisa Stefani e Ingrid Martins.
A chave juvenil começa no domingo (31) e terá quatro brasileiros: Pedro Boinini e Luis Guto Miguel na disputa masculina; Victoria Barros e Nauhany Silva na feminina.
O torneio de cadeira de rodas tem início previsto para 2 de setembro e contará com cinco atletas brasileiros: Vitória Miranda — campeã de simples e duplas no Aberto da Austrália e em Roland Garros — além de Luiz Calixto, Daniel Rodrigues, Leandro Pena e Ymanitu Silva.