O Panorama Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) nesta terça-feira (26) aponta que o número de internações por Covid-19 deixou de crescer em relação à semana anterior no estado.
Apesar da estabilização nas hospitalizações, três dos oito indicadores precoces registraram aumento: a taxa de positividade dos testes rápidos na rede privada; a positividade dos testes RT‑PCR analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen‑RJ); e o número de atendimentos de crianças com suspeita de Covid‑19 em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Segundo a SES‑RJ, o conjunto de dados aponta para uma queda momentânea nos casos graves da doença, mas as autoridades reforçam a necessidade de manter a vacinação em dia e adotar medidas individuais de proteção, como o uso de máscaras e a higiene das mãos.
A secretaria informou também que, desde o início do ano, a variante Ômicron tem predominado nas semanas epidemiológicas, com a identificação de diferentes sublinhagens, e que as vacinas disponíveis continuam a oferecer proteção contra essas linhagens.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza tratamento oral para casos leves em pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidas, desde que iniciado nos primeiros cinco dias após o início dos sintomas.