27.2 C
Dourados
quinta-feira, agosto 28, 2025

Vacinação preventiva contra brucelose reforça pecuária de Nova Alvorada do Sul com apoio da Agraer

A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), realiza durante todo o mês de agosto uma campanha de vacinação contra a brucelose bovina em todos os assentamentos do município.

A brucelose é causada por bactérias do gênero Brucella e é considerada uma zoonose, capaz de infectar animais e pessoas. Na pecuária, provoca principalmente abortos no final da gestação, redução na produção de leite e risco de contaminação por consumo de leite cru.

Pela legislação vigente, devem ser vacinadas obrigatoriamente bezerras fêmeas entre 3 e 8 meses. Após a aplicação, o animal recebe uma marca no lado esquerdo da face que comprova a imunização e identifica o ano de nascimento.

Na operação, os produtores ficam responsáveis pela aquisição das vacinas. A Prefeitura e a Agraer disponibilizam a mão de obra técnica e cuidam da emissão da documentação necessária. A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, possibilita a circulação e a comercialização legal dos rebanhos, evitando multas e restrições.

Quando feita de forma particular, a vacinação costuma ter custo elevado, pois exige laudo de médico veterinário e registro junto ao órgão estadual de sanidade animal. A parceria entre Prefeitura e Agraer oferece suporte direto aos produtores para manter os rebanhos protegidos e favorecer a atividade pecuária no município.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

5,940FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS