23.2 C
Dourados
segunda-feira, outubro 27, 2025

Lula desembarca em Roma para participar de eventos sobre segurança alimentar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Roma neste domingo (12) para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, organizado pela FAO, marcada para segunda-feira (13). A comitiva desembarcou por volta das 10h30 no horário local (5h30 em Brasília).

O convite para a participação foi feito em julho pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, quando o Brasil recebeu a informação de que saiu do chamado Mapa da Fome, ficando abaixo do patamar de 2,5% da população em situação de subnutrição.

O Fórum Mundial da Alimentação vai até o dia 18 e integra as celebrações dos 80 anos da FAO.

Na segunda-feira, o presidente terá encontro no Vaticano com o Papa Leão XIV. Será a primeira reunião entre eles desde a eleição do pontífice, em maio deste ano.

Lula também deve participar da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O colegiado reúne ministros, representantes governamentais, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil.

Co-presidida por Brasil e Espanha, a sessão ocorrerá em formato híbrido e avaliará os avanços da aliança desde sua criação, em 2024. A edição de 2025 incluirá atividades comemorativas e reconhecimento de práticas bem-sucedidas em segurança alimentar e agricultura sustentável.

Entre os temas centrais estará a Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que apoia planos nacionais contra a fome e a pobreza em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia. A iniciativa já recebeu mais de 80 manifestações de interesse de parceiros financeiros e técnicos.

Os primeiros resultados do programa devem ser apresentados na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, que ocorrerá em Doha, no Catar, em 3 de novembro.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi lançada durante a presidência brasileira do G20 para acelerar esforços de erradicação da fome e redução de desigualdades. Atualmente, conta com quase 200 membros: 102 países, 53 fundações, 30 organizações internacionais e 14 instituições financeiras, que figuram como as principais fontes de financiamento dos projetos.

Também em Roma, Lula vai inaugurar o espaço que abrigará os mecanismos de apoio da aliança, com função de secretariado. O núcleo terá sede na FAO e escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.

O retorno da comitiva presidencial ao Brasil está previsto ainda para esta segunda-feira.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,845FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS