28.8 C
Dourados
quarta-feira, outubro 15, 2025

Desafios e transformações na alimentação e na saúde pública em pauta no II Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul

A UCDB, em Campo Grande, recebe entre 29 e 31 de outubro o II CONUT — Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul. O evento científico, consolidado como referência regional, tratará das transformações na alimentação e na prática profissional da nutrição.

Organizado pela Associação Sul-Mato-Grossense de Nutrição (ASMAN), vinculada à Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), o congresso tem como tema central “Nutrição em transformação: das mudanças globais às práticas profissionais”. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) apoia a iniciativa.

A programação discute os efeitos das mudanças globais sobre os sistemas alimentares e inclui a Sindemia Global, políticas públicas, Segurança Alimentar e Nutricional e as diferentes áreas de atuação do nutricionista, da nutrição clínica à alimentação coletiva. Também serão abordados temas emergentes, como o uso de inteligência artificial na nutrição, lipedema e novas terapêuticas farmacológicas para obesidade.

O público-alvo são nutricionistas e estudantes de nutrição, mas profissionais e estudantes de outras áreas da saúde e interessados no tema também podem participar. A SES disponibilizou cortesias para representantes municipais, membros do Conselho Estadual de Saúde (CES), da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

As inscrições estão abertas no site do congresso; os minicursos pré-congresso exigem inscrição separada das atividades principais, previstas para os dias 30 e 31 de outubro.

A programação do CONUT-MS prevê minicursos nos períodos matutino e vespertino em 29 de outubro, seguido pela abertura oficial à noite com atividades paralelas promovidas pela SES. Nos dias 30 e 31 ocorrem palestras e mesas-redondas pela manhã e à tarde.

Na primeira edição, realizada em 2023, o congresso reuniu cerca de 300 participantes e palestrantes de diversos municípios de Mato Grosso do Sul e de outros estados, firmando-se como evento científico regional e acessível. A iniciativa busca articular ciência, políticas públicas e práticas profissionais para fortalecer a saúde alimentar e nutricional da população.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,852FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS