Faltando menos de um mês para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), encerra-se nesta sexta-feira (17) em Brasília o encontro “Participação Social na Agenda de Ação COP30”.
O evento durou dois dias e reuniu conselheiros e representantes dos fóruns interconselhos e de participação social dos estados da Amazônia Legal. As entidades apresentaram contribuições formuladas pela sociedade civil organizada.
As propostas serão consolidadas em um documento único e encaminhadas à presidência da conferência.
As contribuições estão distribuídas em seis eixos temáticos: transição nos setores de energia, indústria e transporte; gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade; transformação da agricultura e dos sistemas alimentares; construção de resiliência em cidades, infraestrutura e água; promoção do desenvolvimento humano e social; e catalisadores e aceleradores, incluindo financiamento, tecnologia e capacitação.
Na preparação para a COP30, que será realizada em Belém, o governo federal tem procurado articular ampla participação social, com foco na valorização da Amazônia, dos povos tradicionais e da justiça social e climática como pilares da transição ecológica.
A abertura do encontro, realizada na quinta-feira (16), contou com as presenças das ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), do ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30.