Após cinco anos, a Virada Sustentável — considerada o maior festival sobre sustentabilidade da América Latina — retorna ao Rio de Janeiro. O evento celebra 15 anos de existência e chega à 55ª edição oferecendo atividades gratuitas voltadas a pautas socioambientais.
A programação começou na quinta-feira (16) e vai até domingo (19). As atividades ocorrem em diversos espaços da cidade, entre eles o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), a Casa Clima, a Fundição Progresso e o Museu de Cultura Afro-Brasileira da Pequena África (Muhcab).
O Rio de Janeiro já foi palco de eventos internacionais sobre meio ambiente, como a Eco 92 e a Rio+20. Em 2025, com a realização da COP30, o tema climático ganha destaque nas agendas globais.
No festival há feiras, oficinas práticas, exposições artísticas interativas e atividades direcionadas ao público infantil. Também estão previstas mais de 30 palestras abertas ao público ministradas por especialistas e lideranças.
A programação cultural inclui apresentações musicais, com show do vencedor do Grammy Latino Zé Ibarra, homenagem a Tom Jobim pela família Morelenbaum e apresentação de Mãeana com repertório de João Gilberto e João Gomes.
A programação completa está disponível no site oficial do evento. Informações: Agência Brasil.