29.3 C
Dourados
quarta-feira, outubro 22, 2025

Parque em município do interior de São Paulo é interditado após mortes por febre maculosa

A prefeitura de Salto (SP) interditou temporariamente o Parque de Lavras, às margens do Rio Tietê, após a confirmação de três mortes por febre maculosa no município.

Duas das vítimas eram frequentadoras do parque. A terceira residia em área particular da cidade.

No estado de São Paulo, foram notificados 36 casos de febre maculosa neste ano, com 18 óbitos registrados até outubro. Em 2023, o estado contabilizou 72 casos e 26 mortes.

A febre maculosa, também chamada de doença do carrapato, é causada por bactérias do gênero Rickettsia e transmitida pela picada de carrapatos. A infecção apresenta gravidade variável e pode ter alta letalidade.

Em resposta aos casos, a Secretaria Municipal de Saúde aumentou o acompanhamento de suspeitas e intensificou as ações de orientação à população. A Secretaria do Meio Ambiente passou a monitorar áreas com risco e aplicou carrapaticida biológico e fungos naturais em espaços públicos.

Sintomas iniciais comuns incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza, náuseas e manchas avermelhadas na pele. Ao procurar atendimento médico, é importante informar deslocamentos recentes a locais com vegetação, chácaras, trilhas ou margens de rio, mesmo que não tenha sido observado carrapato no corpo, para agilizar o diagnóstico e o início do tratamento.

A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, mas pela picada do carrapato. Para prevenção, recomenda-se evitar exposição a áreas infestadas ou, quando a visita for inevitável, usar roupas claras, calças e camisas de mangas compridas, botas e repelentes com DEET, IR3535 ou Icaridina. Deve-se checar roupas e pele a cada duas ou três horas e remover imediatamente quaisquer carrapatos encontrados com uma pinça, reduzindo o risco de transmissão.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,848FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS