21.3 C
Dourados
sábado, outubro 25, 2025

Avistamentos de baleias-jubarte aumentam em Salvador

Observação de jubartes na Bahia registra aumento e atrai turistas

A temporada de avistamento de baleias jubarte na costa baiana, entre julho e outubro, registrou incremento tanto em observações a partir da terra quanto em saídas ao mar.

Do alto da torre do Farol da Barra, ponto de observação instalado pelo Museu Náutico da Bahia e equipado com binóculos, foram contabilizados 1.420 avistamentos nesta temporada — alta de 40% em relação ao ano anterior.

Em alto mar, a iniciativa promovida pela Prefeitura de Salvador em parceria com o Projeto Baleia Jubarte levou cerca de 800 pessoas às embarcações de observação, 20% mais que na temporada passada. Entre os participantes, 400 eram baianos, 288 vieram de outros estados e 112 eram turistas estrangeiros.

A Secretaria do Mar de Salvador informou que o aumento de público está relacionado ao maior número de saídas para os pontos de observação: 35 expedições neste ano ante 15 na temporada anterior.

Além das saídas e da observação terrestre, o Museu Náutico sediou a exposição “Salvador de Baleias”, que recebeu mais de 80 mil visitantes. O projeto também alcançou mais de 2 mil alunos da rede municipal com ações educativas e promoveu oficinas sobre práticas sustentáveis para profissionais do turismo náutico.

As baleias jubarte, que migram da Antártida para as águas quentes da Bahia entre julho e outubro, podem atingir 16 metros de comprimento e ultrapassar 40 toneladas na fase adulta. Nesse período, os animais vêm à costa para acasalar e ter filhotes.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,847FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever

VÍDEOS