Escola estadual de Campo Grande monta horta hidropônica que reaproveita água de ar-condicionado
A Escola Estadual Professora Neyder Suelly, em Campo Grande, implantou uma horta escolar sustentável baseada em sistema hidropônico que utiliza água condensada de aparelhos de ar-condicionado.
O projeto tem como objetivos reduzir desperdício e promover Educação Ambiental por meio de atividades práticas. Estudantes participam de todas as etapas, desde o preparo das mudas até a colheita, com foco em aprendizagem prática e desenvolvimento de responsabilidades.
O sistema coleta o condensado de quatro aparelhos e armazena em um reservatório de 310 litros. A água recebe tratamento com nutrientes e tem controle de pH e PPM para favorecer o crescimento das hortaliças. Cada ar-condicionado gera entre 18 e 25 litros de água por dia, com reposição do reservatório aproximadamente uma vez por semana.
Como parte da expansão, amostras da água serão encaminhadas para análise e há articulação com o Bioparque para integrar a criação de peixes ao cultivo de hortaliças, transformando o modelo em um sistema tipo aquaponia.
O projeto também atua como atividade interdisciplinar. Alunos de Administração fazem a gestão de custos e insumos, estudantes de Publicidade produzem materiais de divulgação e o Clube de Ciências realiza monitoramento da qualidade da água em laboratório, aplicando conhecimentos de química e biologia.
A iniciativa integra o conjunto de ações de sustentabilidade da escola. Recentemente, a instituição recebeu o Selo ODS no Rio de Janeiro, sendo uma das duas escolas do estado certificadas, e passou a distribuir mudas à comunidade como forma de ampliar o alcance das práticas ambientais.
A proposta demonstra como tecnologia, ciência e reaproveitamento de recursos podem ser incorporados ao cotidiano escolar para promover práticas mais sustentáveis.




