O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) anunciou a criação, a partir de 2026, da 1ª Olimpíada de Professores da Obmep Mirim, destinada a docentes que atuam com alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.
A Obmep Mirim foi criada em 2022 para incluir crianças dessas séries na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O certame infantil é aplicado em duas fases, realizadas nas próprias escolas.
A nova olimpíada para professores será realizada juntamente com a segunda fase da Obmep, prevista para setembro e outubro de 2026, em formato presencial e em cerca de 9 mil pontos pelo país.
A premiação prevê 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas. Medalhistas de ouro, prata e bronze receberão, inicialmente, um curso de formação online voltado ao ensino da matemática em sala de aula.
Os 25 medalhistas de ouro serão convidados para uma etapa presencial no Rio de Janeiro, com todas as despesas custeadas pelo Impa, para uma extensão do curso focada na elaboração de projetos pedagógicos a serem aplicados com as crianças usando a dinâmica da Obmep Mirim. Para apoiar a implementação desses projetos, os professores selecionados receberão bolsa mensal de R$ 700.
O Impa informou ainda que, desde a criação da Obmep Mirim, o número de inscritos vem crescendo, alcançando mais de 5 milhões de participantes de 35 mil escolas em mais de 4 mil municípios.
Do grupo de medalhistas de ouro, docentes identificados com maior aptidão para a matemática poderão ser convidados para revisar conteúdos e eventualmente atuar como colaboradores do Impa e da própria olimpíada.
A iniciativa será desenvolvida em parceria com a B3 Social e contará com apoio acadêmico da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat). O Ministério da Educação integrou a Olimpíada de Professores da Obmep Mirim às ações do Compromisso Nacional Toda Matemática, política voltada ao fortalecimento da educação matemática no país.




