35.4 C
Dourados
sexta-feira, dezembro 5, 2025

Detran-MS e Polícia Civil abrem negociações para intensificar combate à adulteração veicular

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e o Detran-MS iniciaram, na terça-feira (2), tratativas para reorganizar e ampliar as ações de combate à adulteração de identificação veicular na Capital. O encontro ocorreu durante visita institucional do delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, às instalações do Detran-MS e à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Relacionados ao Trânsito (Deletran).

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Diretoria do Instituto de Criminalística, da Corregedoria de Trânsito (Cotra), da Delegacia de Trânsito (Deletran) e da presidência do Detran-MS. O objetivo foi alinhar possibilidades de reestruturação das rotinas de investigação.

A proposta em discussão prevê concentrar na Deletran as apurações relacionadas a adulterações de sinal identificador de veículos. Com essa centralização, a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv) manteria atuação focada exclusivamente no combate ao furto e roubo de veículos.

Sob o novo modelo, a Deletran passaria a investigar casos de placas trocadas e de chassi raspado, suprimido ou alterado ocorridos na Capital. Atualmente, essas atribuições estão divididas entre a Defurv e a Deletran, e a alteração busca evitar sobreposição de competências.

O Detran-MS informou que há previsão de criação de um núcleo especializado para identificação de veículos adulterados. Estão sendo avaliadas melhorias em processos internos, ampliação de equipes e otimização de espaços com o objetivo de agilizar procedimentos administrativos.

A Coordenadoria-Geral de Perícias e o Instituto de Criminalística também participam da construção da proposta. A aproximação entre perícia e delegacia especializada é vista como forma de reduzir deslocamentos, minimizar custos operacionais e acelerar a realização de exames técnicos.

A Polícia Civil estuda reforço de efetivo e ampliação de infraestrutura, considerando a entrada de novos servidores proveniente do concurso público em andamento. A corporação projeta 2026 como um ano de fortalecimento das unidades envolvidas, caso a reestruturação seja implementada.

Nos próximos dias, as equipes seguirão com estudos técnicos, alinhamentos internos e análise das adequações necessárias. Após essa fase, os órgãos envolvidos devem formalizar encaminhamentos para oficializar a integração.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,813FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS