35.4 C
Dourados
sexta-feira, dezembro 5, 2025

Operação conjunta em quatro estados realiza coletas de DNA pela Polícia Penal e Científica

A Agepen e a Polícia Penal, em parceria com a Polícia Científica, realizaram nos dias 1 e 3 de dezembro uma etapa de coleta de material biológico coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A ação integra a Operação Codesul II, que envolve Polícias Científicas e Polícias Penais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em Mato Grosso do Sul foram coletadas 69 amostras no Estabelecimento Penal de Aquidauana e 324 no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), totalizando 393 coletas. Cada estado participante cumpre sua programação própria para ampliar a base de dados do Banco Nacional de Perfis Genéticos.

A operação contou com equipes da Polícia Científica do MS: 16 peritos criminais, três agentes de Polícia Científica e três peritos papiloscopistas. A atividade teve o apoio de 19 policiais penais responsáveis pela triagem, seleção dos custodiados e acompanhamento dos procedimentos.

O procedimento incluiu a coleta padronizada das amostras, a realização dos exames de DNA no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF) e a validação e inserção dos perfis na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos. Esse fluxo visa garantir rigor técnico, confiabilidade e possibilitar cruzamentos com vestígios e investigações em âmbito nacional.

A iniciativa segue a Lei Federal nº 12.654/2012, que dispõe sobre a coleta de material genético de condenados por crimes violentos ou hediondos. A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Com a coordenação da Sejusp e a articulação prevista no Codesul, os estados reforçam a cooperação regional e ampliam a capacidade de investigação científica e a efetividade das ações de segurança pública.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,813FãsCurtir
127SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS