Entre 1º e 5 de dezembro de 2025, secretários de Educação de 15 estados realizaram uma missão à Índia para fortalecer a cooperação bilateral na agenda de transformação digital educacional.
A programação teve como objetivos conhecer as soluções de Infraestrutura Pública Digital (IPD) adotadas pelo governo indiano, identificar práticas passíveis de adaptação ao contexto brasileiro e subsidiar a construção de uma infraestrutura nacional de dados da educação alinhada à estratégia de Governo Digital.
A Índia foi apresentada como referência pelo India Stack, um conjunto de sistemas públicos interoperáveis, seguros e de baixo custo capazes de oferecer serviços digitais em grande escala.
No primeiro dia da missão, o secretário de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, apresentou a experiência do estado no uso de dados para a gestão educacional. Foram mostradas iniciativas como Matrícula Digital e Diário Digital do Professor, plataformas que conectam escolas, estudantes e docentes e que visam facilitar a gestão e qualificar ações pedagógicas.
Essas ferramentas permitem integrar informações para identificar estudantes com baixo rendimento, ajustar fluxos escolares, orientar formações docentes e aprimorar o planejamento das unidades de ensino, contribuindo para aumentar a eficiência da gestão e a qualidade da educação pública em Mato Grosso do Sul.
A comitiva é composta por gestores públicos dos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Também participam representantes de fundações e de empresas parceiras.
A agenda inclui palestras, intercâmbio de experiências e visitas a unidades da rede pública de ensino locais até 5 de dezembro de 2025.
Fonte: Comunicação SED.




