Dourados, que completa 90 anos no próximo sábado (20), recebeu investimentos superiores a R$ 191,8 milhões destinados à universalização do saneamento básico. As intervenções ampliaram a rede de água tratada e aceleraram obras que adequaram o município às metas do Marco Legal do Saneamento, antecipando em oito anos o prazo estabelecido originalmente para 2033.
O município atingiu 90,07% de cobertura de coleta de esgoto, posicionando-se entre as cidades brasileiras com os maiores índices de atendimento.
Segundo dados da Sanesul, a expansão do abastecimento de água contou com mais de R$ 63,9 milhões em recursos próprios, R$ 34,4 milhões via financiamentos e R$ 2,4 milhões em outras fontes, relativos ao volume de obras executadas.
No esgotamento sanitário, os aportes foram de mais de R$ 29,3 milhões em recursos próprios, R$ 16,6 milhões por meio de financiamentos e R$ 45 milhões do Governo Federal. Do total investido no setor, R$ 37,3 milhões já foram concluídos, R$ 107 milhões estão em execução e R$ 47,4 milhões estão programados para futuras etapas, somando R$ 191,8 milhões na atual gestão.
A Parceria Público-Privada (PPP), em vigor desde 2021, e a política municipalista adotada pelo Estado foram apontadas como fatores que contribuíram para acelerar a infraestrutura urbana ligada ao saneamento.
As intervenções previstas e realizadas visam reduzir o uso de fossas, proteger córregos urbanos, diminuir o risco de contaminação do solo e ampliar a segurança hídrica. O ciclo de investimentos também tende a impulsionar a economia local, fortalecer o comércio, aumentar a competitividade regional, atrair novas empresas e contribuir para a melhoria de indicadores sociais.




