A Ceasa-MS retomou as discussões para a implantação do MS Nutri, projeto de reaproveitamento de alimentos voltado ao aproveitamento de hortifrutis que seriam descartados.
Na quinta-feira (8), o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa, Fernando Begena, e o analista administrativo Rodrigo de Oliveira Xavier se reuniram com a secretária-executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Karla Nadai, e com a coordenadora do PAA, Maria Tainara Soares, da Semadesc. O encontro foi solicitado pelo secretário da Semadesc, Jaime Verruck, para acompanhar o andamento do projeto.
Durante a reunião, foi apresentado o projeto executivo e o relatório orçamentário, com detalhamento dos custos previstos para a implantação da iniciativa.
O MS Nutri prevê a construção de um espaço no complexo da Ceasa dedicado ao beneficiamento de produtos do programa, incluindo verduras higienizadas e minimamente processadas, polpa de frutas, barras de cereais e sopa desidratada.
A sopa desidratada será produzida a partir de legumes desidratados combinados com macarrão e proteína de soja, com rendimento estimado de até dez refeições por unidade. Os itens fabricados pelo programa serão distribuídos gratuitamente às instituições cadastradas na Ceasa que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar.
O estudo técnico do projeto contempla projeções de investimento, definição da estrutura física, logística de captação e processamento e outros aspectos operacionais. No encontro, foram discutidos ajustes, sugestões e critérios para aprimorar a eficiência operacional e institucional do MS Nutri.
Liderado pela Ceasa-MS, o projeto está aberto a parcerias públicas e privadas e tem potencial para alcançar milhares de famílias em Mato Grosso do Sul. As atualizações serão repassadas ao secretário Jaime Verruck para dar continuidade às tratativas.
Fonte: Ceasa-MS.




