O governo federal destinou R$ 12 milhões à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Cada uma das 12 agremiações receberá R$ 1 milhão.
O termo de cooperação foi assinado nesta segunda-feira (19), na Cidade do Samba, por representantes da Embratur, do Ministério da Cultura e da Liesa.
As escolas de samba do Rio são apontadas como parceiras na promoção internacional do Brasil. Cidadãos de mais de 160 países participam do carnaval carioca, segundo dados apresentados na cerimônia.
O repasse tem caráter emergencial para a reta final de preparação das escolas de samba, com recursos direcionados à montagem de alegorias, fantasias e infraestrutura dos barracões.
A ministra das Mulheres participou do ato, que também trouxe compromisso institucional de articulação entre órgãos governamentais e as agremiações em ações conjuntas.
Nesta segunda-feira completa-se um mês do reconhecimento dos desfiles das escolas de samba do Rio como Patrimônio Cultural do Estado. A medida amplia a base legal para investimentos públicos e para políticas de valorização profissional, além de consolidar o Carnaval como ativo estratégico do ponto de vista cultural e econômico.




