25.8 C
Dourados
terça-feira, fevereiro 3, 2026

Governo Lula anuncia isenção de visto para cidadãos chineses

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou concessão de isenção de visto para algumas categorias de viagens de curta duração a cidadãos chineses, em medida recíproca à política adotada pela China desde 2025.

A decisão foi comunicada ao presidente chinês Xi Jinping em conversa telefônica realizada na noite de quinta-feira (22). O Palácio do Planalto publicou nota na manhã de sexta-feira (23) informando que a isenção se insere na ampliação da cooperação entre os dois países em áreas de “fronteira do conhecimento”.

A medida chinesa começou a valer para brasileiros em 1º de junho de 2025, inicialmente por um ano, e teve vigência ampliada até 31 de dezembro de 2026. A política unilateral da China abrange, ao todo, 45 países, entre eles Argentina, Chile, Peru e Uruguai, e tem como objetivo facilitar o intercâmbio de pessoas com a Ásia no quadro do estreitamento das relações entre a China e a América Latina.

Desde 2024, a maioria dos países europeus, além de Japão e Coreia do Sul, também está isenta de visto para entrar na China. Titulares de passaportes comuns desses países podem permanecer na China por até 30 dias sem visto, para fins de turismo, negócios, visita a familiares e amigos, intercâmbio ou trânsito.

O telefonema entre os presidentes teve duração aproximada de 45 minutos. Segundo a nota do Planalto, a conversa abordou o aprofundamento das relações bilaterais após a visita de Xi ao Brasil e a criação, em novembro de 2024, da Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China, iniciativa que elevou a parceria estratégica entre os dois países. A Presidência também registrou que foram destacadas sinergias entre projetos nacionais, especialmente em infraestrutura, transição ecológica e tecnologia.

A nota presidencial informa ainda que a agenda incluiu temas relacionados ao papel de Brasil e China em fóruns multilaterais e à importância de fortalecer a atuação conjunta em organismos internacionais. A agência de notícias estatal chinesa Xinhua também divulgou informações sobre a conversa.

OUTRAS NOTÍCIAS

Prouni anuncia lista de aprovados na primeira chamada

Na madrugada desta terça-feira (3), o Programa Universidade para Todos (Prouni) divulgou o resultado da primeira chamada.A relação dos aprovados está disponível no...

REDES SOCIAIS

6,790FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS